Agô Lonã! Abram os caminhos!
Agora todos podem assistir a nossa série audiovisual com 9 episódios inéditos dentro do projeto Oficina Oganagô Percussivo que falam sobre “O Poder Social da Cultura Popular”. O lançamento está previsto em três etapas durante todo o mês de Junho, e abrimos oficialmente hoje, 09 de junho de 2021, com os três primeiros episódio da série.
Mobilizado pelas expressões vivas brasileiras pelos ritmos e pelas artes das celebrações Fábio Gomes, renomado multiartista e músico percussionista Pernambucano, se reinventando criativamente durante a pandemia do Covid 19 resolve criar aulas de percussão on-line e vai atrás dos mestres e culturas que os formaram culturalmente.
Afinal, como esses mestres populares estavam e estão vivendo nessa pandemia? Como estão atravessando o túnel da nova era?
Com essas perguntas viemos trazer algumas respostas … e viemos compartilhar a maravilha e a força dessas tradições que são tão contemporâneas para o público conhecer e se reconhecer e entender que , apesar do COVID 19 os artistas brasileiros continuaram suas vidas e pulsações criativas,
com vocês:
Episódio 1
“O Poder Social da Música” – Fábio Gomes e o primeiro episódio da série sobre o bairro dos Coelhos e um panorama da cultura popular nos territórios dos saberes ancestrais. Berço de muitas agremiações e muitas culturas, esse bairro localizado no meio do centro da cidade é pura efervescência cultural, muita riqueza e diversidade humana. Uma comunidade socialmente esquecida pelo poder público, no meio da zona urbana no coração do Recife, margeada pelo Rio Capibaribe, com seus moradores peculiares, suas histórias que são verdadeiras pérolas e tesouros. Esse vídeo mostra como Fábio Gomes superou a margem através da cultura e da arte e com toda a família no entorno.
Episódio 2:
O cavalo marinho é uma das expressões vivas mais dramáticas de Pernambuco. Afinal, São 8 horas de relógio de uma performance que atravessou a Atlântico negro aqui chegou e aqui ficou. São mais de 500 anos de contato e essas histórias e personagens continuam sendo contadas por essa gente linda, da zona da mata norte de Pernambuco através de uma espécie de teatro popular. São mais de 76 personagens e máscaras e animais fantásticos e os “brincantes” são cortadores de cana, pessoas que trabalham no entorno dos engenhos de cana de açúcar, e que se transformam em verdadeiros palhaços, atores, músicos e poetas.
Episódio 3:
A arte do Mateus é o palhaço popular de umas das expressões vivas da cultura popular chamada de cavalo marinho.
Mestre Zé borba é o nosso personagem principal é se auto intitula poliancestral. Afinal, com toda essa diversidade cultural, ele é mestre, no que na tradição oral de Pernambuco, chamamos de “improviso dentro do saber”.
Ele sabe quem foi, quem é e para onde está indo. Zé borba e a arte do Mateus nos emociona e nos ensina muito do que é ser humano.”
Episódios: 1, 2 e 3
REALIZAÇÃO:
OGANAGÔ PERCUSSIVO – ASSOCIAÇÃO RAIZES DA TRADIÇÃO – MARABERTO FILMES
PATROCINIO:
LEI ALDIR BLANC – LAB/PE – FUNDARPE – GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO – GOVERNO FEDERAL BRASIL
No Comments para "Lançamento da série sobre O Poder Social da Cultura Popular"