Raízes da Tradição: Novos Paradigmas Para inclusão
A crença na cultura tradicional como fonte de (in)formação do artista brasileiro e matéria-prima para uma criação artística universal dá chão para todas as ações do Raízes da Tradição, um núcleo multidisciplinar que desde 1998 se debruça sobre a pesquisa, o mapeamento, o reconhecimento, o fomento, a circulação e a valorização das mais diversas manifestações das culturas populares brasileiras. Em especial, as produzidas por minorias com pouca ou nenhuma visibilidade, além da defesa e da disseminação das culturas e tradições dos povos indígenas (do Nordeste, principalmente), da performance e do Patrimônio Imaterial.
O Raízes da Tradição contribui para a construção de um pensamento abrangente sobre o sentido da arte nas sociedades contemporâneas e tradicionais. Muitas vezes indissociáveis, dança, música, ritual, drama, poesia, dramaturgia e plasticidade exercem papel fundamental na organização das relações sociais e na formação ética da sociedade. A matriz conceitual de nosso trabalho visa à experiência concreta; a aproximação física, a diferenciação entre a massa amorfa globalizada e o que é expressão genuína de um povo.
O Instituto Raízes da Tradição desenvolve uma ação contínua e estratégica em favor da difusão de manifestações culturais populares tão instigantes quanto desconhecidas da maioria dos Brasileiros. Ajuda a dar corpo à imagem palpável da multiplicidade criativa do país, àquilo que vem sendo conceituado mundialmente como diversidade cultural. O fato é que o Brasil ainda sabe muito pouco sobre si mesmo. Quem somos, afinal? O que significa, em termos culturais,“ser brasileiro” ?
Dá, neste cenário, um firme passo inicial para que governos e agentes culturais possam, juntos, escavar um pouco mais no poço fundo/sem fundo (infinito) da reflexão e da valorização das diferentes identidades. Com ajuda da água fresca e abundante das culturas populares. São essas e outras ações que o Raízes da Tradição vem realizando no Brasil. Obrigada ‘a todos os mestres populares e aos integrantes da família Raízes da Tradição !.