A reforma do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), órgão colegiado da estrutura básica do Ministério da Cultura, teve início no último dia 18, quando também foi inaugurada uma plataforma digital, onde será possível a consulta pública da proposta de um novo processo eleitoral do Conselho. A consulta segue até o dia 2 de julho de 2015.

A proposta de eleição do Conselho será apresentada em quatro partes: disposições iniciais; participação; etapa estadual e Fóruns Nacionais Setoriais. Os interessados poderão fazer seus comentários em campos específicos sobre os aspectos positivos e negativos das regras da eleição.

O edital do processo eleitoral prevê estabelecer as normas para eleição dos representantes da sociedade civil nos Colegiados Setoriais e no Plenário do CNPC nas seguintes áreas: Artes Visuais; Música; Teatro; Dança; Circo; Audiovisual; Literatura, Livro e Leitura; Arte Digital; Arquitetura e Urbanismo; Design; Artesanato e Moda; e, das áreas de patrimônio cultural: Culturas Afro-brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Culturas Populares; Arquivos; Museus; Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, para o período de 2015 a 2017, por meio dos Fóruns Nacionais Setoriais.

O objetivo da iniciativa é promover, desde o começo, mais transparência e maior participação social no processo.

Divulgue, compartilhe, sua participação é fundamental!

Extraído de “Equipe de Comunicação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura”

©2015 Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura | SCS, Quadra 09, Lote C Torre B – 10º andar. Ed. Parque Cidade Corporate. CEP: 70308-200, Brasília-DF