RECITAL DA VOLTA – PROJETO

Histórico
Em 1998, artistas e mestres populares criam a Raízes da Tradição. Coletivo e movimento da sociedade civil brasileira multidisciplinar que trabalha em prol do fortalecimento da Educação na Diversidade, Dos Povos e Comunidades Tradicionais, das Expressões Vivas das Culturas Populares e suas Expressões Contemporâneas.
Raízes se debruça sobre a pesquisa, o mapeamento, o reconhecimento, o fomento, a circulação e a valorização das mais diversas manifestações das culturas populares brasileiras, em especial as produzidas por minorias com pouca ou nenhuma visibilidade, além da defesa e da disseminação das culturas e tradições dos povos indígenas (principalmente do nordeste), da performance e do Patrimônio Imaterial .
Desenvolvemos pontes entre os mestres tradicionais, seus rituais e expressões culturais e o público interessado em geral,
A Raízes oferece serviços de Gestão, Elaboração, Acompanhamento, Curadoria, Execução de Projetos Culturais, Consultoria na Área de Políticas de Cultura, Economia Criativa, Juventude, Sustentabilidade, Modelos de Intervenção Social, Diagnósticos Participativos e Comunitários, e Desenvolvimento Humano.
A crença na cultura tradicional como fonte de (in)formação do artista brasileiro e matéria-prima para uma criação artística universal dá chão para todas as ações do Raízes da Tradição, um núcleo multidisciplinar fundado em 1998.
Partindo da reflexão sobre o fazer artístico e suas responsabilidades estéticas e sociais, realizamos um trabalho abrangente de consultoria, produção cultural, audiovisual, editorial, musical, teatral e fonográfica, edição musical, agenciamento artístico, arte-educação, registro, documentação, divulgação, assessoria de imprensa, criação, elaboração e execução de projetos, eventos e espetáculos.

Desenvolvemos pontes entre os mestres tradicionais, seus rituais e expressões culturais e o público interessado em geral, antropólogos, jovens, músicos, artistas, cantores, bailarinos, estudantes, produtores, governos, sociedade civil e empresas privadas. Trabalhamos também com políticas públicas para povos e comunidades tradicionais, patrimônio imaterial, diversidade cultural, culturas populares e a juventude.
A direção geral do Raízes da Tradição está a cargo de Ana Paula Jones, atriz e bailarina que há quase duas décadas pesquisa danças, cantos, ritmos e rituais tradicionais brasileiros.

Descrição e Apresentação

O Recital da Volta é uma performance em construção, um convite para conhecer as culturas do Brasil que acompanham a jornada de uma jovem que, visitando seu próprio país, descobre que, por não saber, ela não se conhece.

E que, passando pelas diferentes regiões das diferentes tribos urbanas e rurais e pelas diversas expressões vivas das culturas que coexistem nesses territórios, ela reúne partes de si mesma que residem nessas cidades e nessas visões de mundo e, assim, constroem sua identidade da sabedoria de seus antepassados e daquilo que reside em si mesma.

Reavaliando, se expressando, cantando, tocando e dançando mais de 17 tradições orais e instrumentos musicais.

Mais do que uma peça ou performance de teatro, é um encontro cênico entre o público, a artista Ana Paula Jones e as culturas e tradições que ela investiga, conhece e vive há mais de vinte e cinco anos.
O eixo cênico é uma forma conhecida como “improviso dentro do saber ”, proferido pelos contadores de histórias ou ” brincantes” do cavalo marinho, que existem entre os trabalhadores (historicamente escravos), cortadores de cana do nordeste do Brasil, Pernambuco, e que consiste em improvisar histórias e personagens que conhecem
em profundidade ao longo da prática dessa tradição de “transmissão oral, uma espécie de comédia del’ arte brasileira.

Dirigida por Raymond Bobgan (EUA /Cleveland) “O Recital da Volta” literalmente une mundos, realidades, estéticas, culturas e artes, proporcionando contatos entre mundos, realidades, dimensões e verdades diversas.

Através da música, da dança, do teatro, da performance, do ritual e do debate, viemos por meio deste, divulgar, valorizar e promover a educação na diversidade, desenvolvendo pontes solidas entre o ritual e o drama, entre a estética e a ética, entre o artista e o espectador, entre o publico e o privado, entre o social e o econômico, entre o cultural e artístico. “O Recital da Volta” foi inicialmente, criado em março a junho de 2013, na residência artística do programa “Fusão Criativa”, com 7 artistas do mundo inteiro em Cleveland /Ohio, sendo Ana Paula Jones, a única brasileira.

O Recital da Volta foi dirigida por Raymond Bobgan (Cleveland Public Theater), co- dirigido por Diego Aramburo (Bolívia Cochabamba Kikinteatro), e o assistente de Direção Darius Stubbs, conta a história de uma atriz e ativista brasileira que sai pelo mundo perguntado: ” O que significa ser brasileira?”, “Quem sou eu?”, ” Que Povos me formaram culturalmente?”, “Quem foram meus ancestrais?”

A Performance, nos leva a Viagem da Volta, da Volta as nossas origens, a volta a si mesmo, a valorização das nossas identidades, nossas e novas narrativas, quebra de paradigmas, criação de novos conceitos e união, pontes de realidades, re-construindo lá na base jovens mais conectados com eles mesmos. “Se não sabemos quem fomos, não sabemos quem somos e portanto, não sabemos para onde estamos indo. E se, algum dia nos esquecermos para onde estamos indo, o ideal seria voltar para o começo”, Sotigui Kouayte, Griot de Burkinafasso, Ator da Cia Bouf du Nord/ diretor Peter Brook.

Histórico origem
Jones foi convidada pelo diretor artístico do The Cleveland Public Theater, Raymond Bobgan, e pela The Cleveland Foundation/EUA para ser uma das artistas em residência do programa Creative Fusion (2013) e compartilhar seus 23 anos de pesquisa no Brasil.

Performance ao vivo
Facilmente adaptada para o apartamento/ studio / sede do Raízes e família, no Rio de Janeiro, a performance será realizada ao vivo na internet, para todas as idades e classes socias, com a participação especial do seu companheiro, o multi artista pernambucano, Fábio Gomes Nagô, discípulo de Nana Vasconcellos, que fará a música ao vivo, a Luz e a transmissão virtual, ambos em quarentena do Covid19.

Ficha Tecnica: (em espanhol)
Cleveland Public Theater y Associação Raizes da Tradição presentan:

EL RECITAL DE LA VUELTA
de Ana Paula Jones

Obra de teatro de sala para todo público.
Creación: Ana Paula Jones
Directores: Raymond Bobgan (EUA) y Diego Aramburo (Bolivia)
Co-Producción: Cleveland Public Theater (EUA) y Associação Raizes da Tradição (Brasil) © 2013
Asistente de dirección: Darius Stubbs
Confección de vestuario: Odaléa Mendes

Agredecimentos especiais
Agradecimientos especiales:
Todos los Maestros e Maestras tradicionales de la Associação Raízes da Tradição, Casa do Amor, Bull & Bill (Aldeia do Sol), Mônica Oliveira (Fogo Sagrado), Márcia Bairos (Templo da Sagrada União), Mariza Soares (Instituto Empreender – Brasília), Ditta Dolejsiova (Universidade da Juventude – Recife), Marcos R. Botelho Gomes, Maria Regina Mendes Gomes, Odaléa Coutinho Mendes, Leovigildo Mendes, Gil Cody, Kathleen Cerveny y Sally Winters de The Cleveland Foundation, Dale Byan, Fábio Maciel, Molly Andrews Hinders, Diego Aramburo Kikinteatro, Robin Vanlear y Massoud Saidpour de The Cleveland Museum of Art, Gastón Melo (Red Vanguardia Iberoamericana), Juliano Diniz (ONU- HABITAT), Fábio Gomes (Músico – Recife) y Héctor Castillo Berthier (Circo Volador).