Direcionado aos agentes culturais, produtores, gestores, artistas, empresários, profissionais e empreendedores criativos do Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo de Conhecimento do Rio Criativo (ou Escritório de Apoio a Projetos) executado pelo Instituto Raízes da Tradição, visa disseminar a atitude empreendedora; estimular a formalização de empreendimentos; capacitar profissionais da área da cultura e da economia criativa em competências de planejamento, estratégia, gestão e empreendedorismo; e capitalizar o apoio da Secretaria de Estado de Cultura aos empreendedores e empreendimentos criativos de todo o Estado, através de cursos, oficinas, consultorias e caravanas regionais.
Proporcionam ferramentas para concepção, desenvolvimento e gestão de empreendimentos criativos e projetos culturais, abordando temáticas como: empreendedorismo e inovação, elaboração de plano de negócios, plano de vida profissional, modelos de negócios inovadores, captação de recursos e investimentos, planejamento estratégico, planejamento financeiro, marketing, concepção e elaboração de projetos culturais, produção executiva, prestação de contas, precificação, branding, cenário e tendências da Economia Criativa, entre outros.
Auxiliam empreendedores e agentes culturais na concepção e elaboração de projetos, planejamento de marketing e mobilização de recursos.
Agende uma consultoria – [email protected]
Caravanas Regionais
Projeto itinerante que oferece cursos, oficinas, palestras e consultorias a empreendedores criativos de diversos municípios de todas as regiões do Rio de Janeiro. As caravanas visam disseminar a cultura empreendedora no campo da cultura e da economia criativa em todo o Estado com uma programação gratuita.
Histórico
O Escritório de Apoio a Projetos Culturais foi criado em 2008, como estrutura de suporte à elaboração e enquadramento dos projetos apresentados às chamadas públicas da SEC e do MINC e objetivava capacitar os agentes culturais como forma de viabilizar a qualificação dos seus projetos, promover a descentralização dos recursos disponíveis e incentivar a desconcentração do acesso ao fomento público direto. Até 2012, ultrapassou a marca dos 25 mil atendimentos, contando com a realização de consultorias individualizadas, oficinas de qualificação e caravanas regionais. Hoje, o EAP retorna integrado ao Rio Criativo, executado como parte do Núcleo de Conhecimento do Rio Criativo.